Toda mulher precisa fazer o auto-exame das mamas! Lembrei disso ao assistir um documentário (o documentário chama-se LIPSTICK) que tratava do assunto mastectomia e câncer de mama. Ao perceber que essa cirurgia mexe tanto com a autoestima da mulher e pode realmente colocá-la em risco, eu pensei em colocar a função social do todo mundo faz e ensinar vocês, mulheres a fazer o auto-exame e prevenir essa doença que pode ser fatal se não descoberta a tempo. No mais, meninas, não tenham medo de fazê-lo. É indolor e extremamente necessário, além do que ajuda cada vez mais a conhecer o próprio corpo. Então vamos lá?
1° - Observação em frente do espelho: Antes do banho, posicione-se em frente ao espelho. Observe os dois seios, primeiro com os braços caídos, depois com as mãos na cintura fazendo força nas mãos e, por fim, com elas atrás da cabeça, observe tamanho, posição, forma da pele, aréola e mamilo. Faça o mesmo controle com os braços levantados e mantidos atrás da cabeça. Qualquer alteração na superfície (depressão ou saliência) ou rugosidade é importante
2° - Palpação de pé:
Durante o banho, com as mamas ensaboadas, deslize as mãos sobre as mamas. Com os dedos unidos, use a mão direita para apalpar a mama esquerda e a mão esquerda para a direita. Procure caroços, alterações de consistência, secreções, ou saliências.
Divida o seio em faixas verticais e horizontais e com os dedos estendidos e em pequenos movimentos circulares, faça a palpação de cada faixa, de cima para baixo.
3° - Palpação deitada:
Deitada, coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Inverta o procedimento para examinar o outro lado.
Apalpe toda a mama através de suave pressão sobre a pele com movimentos circulares.
Apalpe a metade externa da mama que, em geral, é mais consistente.
Apalpe, agora, as axilas.
Lembre-se que o auto-exame da mama deve ser realizado regularmente. Caso note alguma alteração antes da menstruação, não se precipite e volte a repetir o exame depois da menstruação. Se a alteração persistir procure o seu Médico. Esclareça com ele todas as dúvidas que tem sobre os seus seios e sobre o auto-exame. Se o auto-exame é normal, o exame Médico deve ser anual.
fonte: http://www.orientacoesmedicas.com.br/examedemamas.asp
Afinal, todo mulher (deve) fazer!