sábado, 26 de setembro de 2009

A mística mesa de brigadeiro;

Eu não entendo a mística da mesa das festas de criança e muito menos a tal zodiacalidade do brigadeiro. Festas de criança são aqueles doces momentos os quais somos convidados a ouvir músicas inconvenientes do Xuxa só para baixinhos ou do Palhacinho Bilú. Onde existem umas 8.000 crianças brincando, chorando, se machucando nos brinquedos, puxando o cabelo do irmãozinho ou todas essas coisas juntas somadas mais àquelas mesas de alumínio com forros de TNT e uma decoração duvidosa de personagens caricatos da TV.

Mas uma coisa nenhum de nós pode negar na vida: são as festas que você mais come. O clichê das festas é a ordem com que os eventos acontecem. Primeiro você senta nas mesas de alumínio com forros de TNT e a mãe da criança (porque a criança sempre está se sujando e a mãe brigando com ela atrás) recebe o presente que é para ser dado pra menininha ou menininho e vem com um pratinho de salgadinhos. Nas duas primeiras horas, o pratinho sempre chega com uma frequência considerável, que vai caindo no decorrer do evento.


Até que você dá uma circulada na festa e chega perto da mesa do bolo. Admirando a decoração esdrúxula e empoeirada de aluguel das lojas de festa infantil, eis que você olha para as duas coisas mais esperadas da festa de criança: o bolo e o brigadeiro. Mas antes que você possa enguer sua mão para pegar um, aparece uma pessoa não-sei-da-onde e avisa: moça, por favor. O brigadeiro é só para o final da festa! A mística brigadeirística só deixa a gente com mais tesão de comê-lo.


Uma série de eventos se sucedem e finalmente os convidados são convidados para os parabéns, onde todos se reúnem em torno dos adorados (ou não) aniversariante, bolo e brigadeiro. E depois do saudoso parabéns, servem o bolo num pratinho com um brigadeiro e um beijinho. "Ei, pera aê... Só dois?" E quando você vai dar uma olhada de leve para cogitar a hipótese de pegar mais, eles desaparecem. Os brigadeiros e docinhos e as pessoas que os pegaram antes de você.


Depois é claro, a anfitriã acometida de benevolência sugere: "Faz um pratinho e leva pra sua casa!" E você topa, porque não? Chega em casa, põe tudo na geladeira, (bolo-misturadocomsalgado-misturadocombaladecoco-misturadocomasbalinhasdobalãograndão) acorda de manhã e come tudo aquilo com um tesão inexplicável.




Afinal, todo mundo faz.

3 comentários:

  1. Adoooooooro brigadeiro! Faço a festa em aniversário de criança, me misturo aos pequenos e consigo comer antes que desapareçam, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Eu também consigo obter brigadeiros antes desse curioso desaparecimento! Vou te ensinar umas técnicas, Dani, digamos, um tanto mal vistas perante a sociedade, mas bastante úteis em momentos como este!

    ResponderExcluir