quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Todo mundo odeia a reforma ortográfica.


Que muita gente não sabe escrever, todo mundo está careca de saber. Que a maioria não sabe escrever corretamente isso já é uma quase certeza universal, mas por que diabos existe a reforma de algo que nunca foi consertado? A danadinha da ortografia. Se as pessoas não sabem nem escrever o que foi aprendido em mais de oito anos de vida escolar, pra que essa reviravolta no âmbito linguístico?

"Desde o dia 1ª de janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordo envolvendo os oito países que falam português (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste) , a reforma visa a simplificação da grafia e a unificação das regras do idioma. A reforma ortográfica, que atinge apenas 2% da escrita, deixa praticamente intactas as regras de acentuação gráfica, mas suprime o trema, simplifica as regras do hífen e elimina as consoantes mudas, como a letra "c" da palavra exacto."

As justificativas são até plausíveis, mas definitivamente, não é de reforma ortográfica que o país precisa para confundir nossa cabeça. Precisamos de um pouco mais de leitura do que basicamente uma reviravolta na gramática. Mas, se pode-se retirar o diploma de um profissional regulamentado no país, porque não revirar o português? Afinal, é Brasil.



E afinal, todo mundo bóia na nova reforma ortográfica. (ops, boia)

Um comentário:

  1. Muito legal esse texto, Dani.
    De tantas reformas o país precisa e começam reformar a língua, em vez do sistema de ensino, saúde, moradia... Fazer o que, né?(Esse 'que' no fim da minha frase tem acento? Tem? Mas eu achava que... ah, deixa pra lá.)

    ResponderExcluir